quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Crise do Feudalismo- Adhemar Marques

O texto de Adhemar Marques abre os estudos do tema  a crise do feudalismo com dois textos de dois autores contemporâneos, os sintomas que levaram a crise historia do período feudal. No texto de Adhemar coloca alguns documento de época que apresenta vários fatores negativos que acentuaram a crise. “a pete negra,  ” que levou ao a diminuição da população europeia e consequentemente falta de mão-de-obra, e as mudanças de “comportamento do camponês”   no século XIV agravaram as condições do modo de vida feudal.
O auto também informa que os temas como ás origem da burguesia e das cidades medievais não foram objetos de estudos neste momento que que seria colocados em outro volumes. Mas o autor não deixa de retratar as ideias de Jacques Le Goff a respeito das ideologias da época da crise feudal.
1.     A GERAL

O texto de Perry Anderso analisa que o principal fator que levou a crise na sociedade feudal foi a agrícolas.
O motor principal que impulsionara durante  três séculos toda a economia feudal foram as terras. Mas o autor destaca que a população continuava a aumentar enquanto era cada vez menor a rentabilidade das terras marginas com isto as terra  deteriorava-se devido aos erros de exploração e falta de desenvolvimento das focas produtivas. O desbravamento de florestas e terras incutas não foram acompanhado por um corresponde trabalho de conservações nos casos falta utilização de fertilizante , de novas técnicas de agricultura  as inundações e as tempestades contribuíram para o enfraquecimento econômico de um período de dificuldades econômicas europeias.
Com todas esta dificuldades muitos tinha que recorre ao comercio internacional levam a uma crescente dependência das importações, com os perigos inerentes.
Outro fator que o autor coloca e a crise monetária ou seja a escassez geral de dinheiro não deixou por certo de afetar banca e o comercio. A escassez dos metais levou a constante avilamento da moeda em todos os países e por consequência uma inflação galopante.

Este são os principais fatores que levaram a crise do feudalismo segundo o texto de Andersom.

2.     CRISE DO FEUDAISMO E TRABALHO SERVIL
  O texto de Giulino Conte faz uma analise da crise geral a partir da ideologia do  materialismo Histórico. O autor coloca a questão da renda como principal fator para o fim do período feudal e surgimento do capitalismo que se estende ate os dias atuais, a exploração feudal, a luta de classes dos camponeses contra os grandes empreendedores, o baixo rendimento da classe dominante feudal exprime a crise de um sistema de exploração agrícola e os limites de uma forma de produção centrada nas corveias.
Estes foram os principais segundo G. Conte que levaram ao fim do feudalismo e o engajamento do capitalismo.
3.     A mentalidade do Mercador à Epoca da Crise do Feudalismo

O texto de Jacques Le Goff centraliza as principais questões, ar principais rotas comercias alguns dos produtos, mas comercializados no período as exportações. ao o homem que vende a sua forca de trabalho por baixo salários e a mentalidade do comerciantes na época da crise do feudalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário